A conta poupança, também conhecida como caderneta de poupança, é uma das formas mais conhecidas e usadas no Brasil, para guardar dinheiro. Mas apesar de serem consideradas uma coisa só, elas são diferentes.
A caderneta de poupança é um tipo de investimento de baixo risco, do governo federal e a conta poupança é uma modalidade disponibilizada pelos bancos para que os clientes possam aplicar na caderneta.
Por lei, todos os bancos brasileiros são proibidos de cobrar qualquer taxa sobre a conta poupança, tanto para ela ser aberta ou mantida.
Apesar de toda a facilidade, a poupança não é a melhor forma de guardar e de investir a sua grana, já que segundo a Anbima, 29% dos investimentos dos brasileiros estão em uma caderneta de poupança.
A desvantagem desse investimento, é a baixa e fixa rentabilidade que ele oferece. Já que o rendimento da poupança é ligado à Taxa Selic, taxa básica de juros definida pelo Banco Central, e também à Taxa Referencial (TR), e assim o rendimento da poupança depende de quanto dinheiro você tem guardado.
Seguindo 2 regrinhas:
• O rendimento médio mensal é de 0,5%, a depender da variação da SELIC e soma-se a variação da TR;
• Se a Selic ficar igual ou menor a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da meta da Selic ao ano, dividida por mês, junto à TR.
Lembrando que o rendimento é mensal! Então se mexer nesse dinheiro antes de completar um mês de aplicação, não terá nenhuma rentabilidade, ou seja, não vai ganhar nada. Esse movimento é conhecido por ser a data de aniversário da poupança.
É importante saber que a poupança tem rendimento mensal, que corresponde ao dia em que você fez o primeiro depósito. É a chamada data de aniversário de aniversário do mês. Por exemplo:
Se você fizer um depósito dia 15 de agosto, precisa esperar o dia 15 de setembro para movimentar esse dinheiro, e ter rentabilidade. Então quanto mais tempo deixar seu dinheiro parado, mais terá rendimentos.
A popularidade da poupança, em grande parte, é resultado de todas as facilidades e segurança que ele oferece. Afinal, qualquer banco oferece esse tipo de investimento, e se a instituição falir você tem a garantia do governo que receberá o seu dinheiro de volta, se for igual ou inferior a R$ 60 mil.
Só que existem outras opções de investimento tão seguras quanto a poupança, mas com rendimento muito maior que o dela.
Existem duas formas de investimentos: Renda fixa e Renda Variável, e cada tipo de investimento tem suas próprias regras quanto a retornos, riscos e prazos.
Então, antes de escolher onde investir precisa também conhecer qual é o seu perfil de investidor, assim vai ser mais fácil na hora de escolher entre os títulos de:
• Tesouro Direto;
• CDB (Certificado de Depósito Bancário);
• Debêntures;
• LCIs ( Letras de Crédito Imobiliário);
• LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio);
• Entre outros.
• Ações;
• Fundo de Ações;
• Fundos de índice;
• Fundos Imobiliários;
• Entre outros.
Enfim, se você entendeu que o rendimento da caderneta de poupança é ruim, mas não se sente seguro em investir em outros lugares, não tem problema.
Apesar de ser menos rentável, é melhor do que deixar seu dinheiro parado em casa ou na conta corrente sem render nenhum centavo, e o importante aqui é respeitar o seu tempo.
Agora, se já está pronto para encontrar outras opções seguras e com melhores rendimentos, se liga nesse vídeo aqui: QUAL O MELHOR LUGAR PARA INVESTIR O MEU DINHEIRO? 💰