A maioria de vocês já ouviram falar sobre essa taxa. Os anos de 2021 e 2022 tem sido marcado pelos consecutivos aumentos dessa taxa, e por outros debates econômicos como aumento dos preços, aumento da temida inflação, a queda do PIB (Produto Interno Bruto), e a pandemia que ajudou esses indicadores econômicos a chegarem em números assustadores. Por isso, começaremos falando sobre a Selic, para ampliar o conhecimento de vocês e explicar para todos como a taxa básica de juros afeta a inflação, que por sua vez, afeta diretamente o poder de compra de toda a população.
Alguns de vocês já sabem que ela é a taxa básica de juros, que é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que faz parte do Banco Central, por isso, ouvimos falar dela direto nos jornais, pois ela é divulgada em cada reunião desse Comitê. Esse órgão é o responsável por fornecer a taxa básica de juros, e ela carrega essa definição, porque todas as outras taxas de juros tem a taxa Selic com base para aumentar ou diminuir. Isso quer dizer que a taxa de juros do cartão de crédito, do empréstimo, do financiamento de carro e casa e aplicações financeiras vão ser mexidas baseadas na taxa Selic, mas fica ligado que elas usam como base, porém elas podem variar mais ou menos, não exatamente igual, em tese, quando o juros da Selic aumenta, todas as taxas de juros acompanha o movimento.
Muito se comentou da taxa de juros, mas ainda pode estar confuso na sua cabeça sobre o seu significado. E por definição, é o valor do dinheiro no tempo, ou seja, é como se fosse o preço do aluguel do dinheiro por um período de tempo. Simplificando essa definição, vou dar um exemplo: vamos pensar que você tem dinheiro sobrando, ou seja, aquilo que sobra quando você faz o pagamento de seus gastos mensais, e coloca guardado em um banco, por exemplo, na famosa poupança. O banco terá esse dinheiro em caixa e dará crédito para outra pessoa que precisa de crédito/empréstimo por um período de tempo, e essa pessoa também pagará um juros para pegar emprestado esse dinheiro com o banco, e será contabilizado no tempo.
Agora vamos dizer que no futuro você resolve pegar esse dinheiro de volta, e ele será retirado com um valor maior do que o que colocou inicialmente, porque será o valor inicial que você guardou na poupança, mais a taxa de juros que remunera a poupança, e tudo contabilizado naquele período de tempo.
Percebe agora a definição? Os bancos utilizam esse mecanismo para nos emprestar dinheiro, e a gente também utiliza esse mecanismo quando investimos nosso dinheiro.
No entanto, a taxa básica de juros tem muitas funções na economia, uma delas é servir de mecanismo para o Banco Central se direcionar e conduzir as políticas monetárias, como meio de adoção para a meta inflacionária, que são determinadas assim desde 1999 e também para o controle da moeda na economia brasileira.
Funciona basicamente assim: o CMN que é o Conselho Monetário Nacional fixa uma meta para inflação, que é medida oficialmente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e esse ano o CMN fixou em 3,5% ao ano, onde tem uma tolerância que pode variar 1,5 pontos percentuais para cima ou para baixo, e cabe ao BC utilizar a taxa Selic para manter a inflação na meta. Com isso, fica de responsabilidade do BC usar a Selic como mecanismo de controle da inflação, principalmente se ela for gerada por aumento no consumo, ou seja, na demanda, e os fatores de produção no curto prazo não suportam produzir um número maior.
Infelizmente, como notamos no decorrer de 2021 e desse ano, a inflação segue fora da meta fixada pelo CMN, no mês de Agosto aconteceu uma queda nessa taxa, mas ela segue fora da meta, e foi por conta disso que o Banco Central decidiu em sua última reunião manter a taxa Selic em 13,75%. Isso impacta diretamente nas nossas finanças, porque fica mais caro pegar crédito, fica mais caro parcelar compras acrescidas de juros, dificulta a aquisição tão sonhada casa própria que muitas pessoas só conseguem financiando, e se por acaso você atrasar uma fatura do cartão de crédito, que nos dias de hoje, está servindo para comprar produtos básicos como alimentação, o juro está nas alturas e o valor da fatura fica absurdo com o atraso.
Junto a isso, notamos que essa política que o BC vem seguindo não está surtindo o efeito esperado, pois a inflação não está diminuindo pela queda de demanda/consumo, mas por outras políticas como a redução de imposto sobre combustível. O cenário atual nos mostra que essa política não vem surtindo efeito porque a inflação que vivemos no país é uma inflação de oferta, provocada pelo aumento dos insumos básicos de produção. Mexer no lado da demanda com o aumento da Selic não impacta na inflação, até porque a demanda já estava reprimida, ou seja, já estava baixa porque estamos com dados alarmantes de desemprego no país, e com desemprego alto o consumo cai, porque sem emprego a população consome menos.
A taxa Selic hoje se mantém em 13,75% ao ano, mesmo com a intervenção do BC, a inflação segue alta no país. Nos últimos meses desse segundo semestre, observamos uma redução bem pequena da inflação, mas a causa foi a política de tabelamento do ICMS dos estados. Com isso, a Petrobras diminuiu o valor dos combustíveis, provocando assim uma pequena queda na inflação e uma leve desaceleração no mês, porém, segue alta no acumulado anual.
Mesmo em meio a esse cenário que descrevi acima, a taxa Selic alta não é a vilã para todos, muitas pessoas estão conseguindo ganhar dinheiro com esse aumento. Investimentos atrelados à taxa selic estão rendendo uma grana, e com a inflação alta, muitos investidores também conseguem aumentar seu patrimônio com investimos que rendem no IPCA. Se você fez sua reserva de emergência em algum título público que seja pós-fixado e esteja atrelado a esses dois indexados, Selic ou IPCA, você está fazendo a sua reserva aumentar neste período de alta . Além disso, investidores internacionais podem achar atrativo investir no país por conta da alta do juro, afinal, o juro remunera alguns investimentos.
Com isso, podemos notar que a taxa selic nos afeta diretamente, e ela mexe com toda a situação financeira do país e dos nossos lares, claro que a maioria da população está sendo impactada de forma negativa por ela o que nos preocupa muito, vamos aguardar as próximas reuniões do COPOM para saber se vão mudar ou não essa política monetária que eles vem praticando desde 2021.