Um dos jeitos mais fáceis e rápidos de obter dinheiro é através do empréstimo pessoal. Podendo ser utilizado para várias finalidades, como fazer aquela viagem que você tanto sonha, quitar dívidas, reformar a casa, etc. Mas é preciso se organizar financeiramente e entender como funciona, antes de contratar. Por isso, preparei este conteúdo com tudo que você precisa saber antes de pedir um empréstimo pessoal. Vem comigo!
Conhecido também como crédito pessoal, o empréstimo pessoal é uma linha de crédito em que o banco ou qualquer outra instituição financeira empresta dinheiro para pessoas físicas.
Funciona assim: o banco libera uma quantia e você paga o valor total, mais as taxas de juros, adicionadas nas parcelas mensais. E o valor da parcela não deve passar dos 30% da renda do consumidor, mas isso depende da instituição que está emprestando, além outras regras como:
• Ser brasileiro ou morar no Brasil de forma fixa;
• Ter de 18 a 79 anos;
• Nome limpo, mas é possível encontrar linhas de crédito para negativados;
• Bom histórico financeiro, como o Serasa Score.
Inclusive, a principal diferença desse tipo de crédito é que você pode usar o dinheiro como quiser, diferentemente de um financiamento de carro, por exemplo, que somente pode ser usado para comprar um veículo.
• Liberação mais rápida;
• Possibilidade de antecipação do pagamento;
• Taxas de juros mais baixas do que as outras formas de crédito.
Os juros do crédito especial não são os mais baixas do mercado, mas são mais baratos do que os do cheque especial e do juros rotativos do cartão de crédito, por exemplo:
No empréstimo pessoal os juros podem chegar a 4% ao mês. Já no cheque especial giram em torno de 12% ao mês, o que pode chegar a quase 145% ao ano. Enquanto no rotativo do cartão de crédito, os juros chegam a, mais ou menos, 346% ao ano.
Por isso, quitar as dívidas do cartão de crédito ou do cheque especial com o empréstimo pessoal, pode ser uma boa jogada para pagar menos juros e ainda sair da inadimplência.
Apesar de ser uma das linhas de crédito mais vantajosas e rápidas, é melhor evitar fazer empréstimos, a menos que seja necessário e depois de ter analisado toda a situação e chegar a conclusão que é a melhor saída.
Para analisar e tomar a decisão certa, siga esses 6 passos:
1. Avalie se você precisa mesmo do empréstimo;
2. Planeje-se antes de fazer um empréstimo pessoal;
3. Pesquise muito antes de escolher;
4. Entenda os detalhes e as condições;
5. Verifique todos os custos e taxas extras.
6. E pense se a parcela cabe no seu orçamento mensal
Se você está em busca do crédito pessoal para quitar outras dívidas, não deixe de tentar negociá-las, antes de contratar um empréstimo, pode ser mais vantajoso para o seu bolso.
Não sabe como negociar as suas dívidas? Você tem acesso a esse conteúdo exclusivo e muito mais na minha plataforma Nath Play!
ATENÇÃO: Se você é um empreendedor, não misture o crédito da pessoa jurídica com a pessoa física! Não corra o risco de cair em uma bola de neve de dívidas, e acabar ficando sem dinheiro – tanto para os custos da sua empresa, quanto para as suas necessidades básicas.
Solicitar um empréstimo pessoal online é a melhor e mais rápida opção, então é só encontrar o aplicativo ou site do seu banco de preferência, do digital ao tradicional. E para fazer o seu empréstimo de forma segura, siga esses passos:
1. Faça uma simulação gratuita nos sites dos bancos e instituições financeiras para descobrir quais as opções de crédito estão disponíveis para você;
2. Encontre a melhor taxa de juros e condições de pagamento;
3. Faça a solicitação no banco ou instituição que você escolheu;
4. Envie todos os documentos solicitados;
5. Aguarde a análise do banco;
6. Se aprovado, leia o contrato com atenção e assine;
7. Agora é só esperar o dinheiro cair na sua conta!
Esse processo costuma ser bem rápido quando feito online, e caso a análise de crédito seja reprovada, não se desespere! Entenda o porquê e faça um novo pedido ou procure outra instituição.
Agora que você já sabe como pedir o empréstimo pessoal, não deixe de organizar-se financeiramente para não cair em dívidas e entrar em uma situação difícil de sair. E não tenha vergonha de falar sobre dinheiro, converse e estude o máximo que puder sobre finanças.
No fim das contas, você só ganha e aprende a lidar melhor com o seu dinheiro sem medo de tomar a decisão certa para a sua vida! E para te ajudar com isso, se liga no conteúdo que preparamos para você! Agora é a hora! Clique aqui e organize suas finanças!
FONTES: Empréstimo Sim, Serasa Ecred e Serasa Blog