Atualmente, as micro e pequenas empresas são cerca de 99% dos empreendimentos brasileiros. Além disso, conforme o Sebrae, as micro e pequenas empresas constituem 30% do PIB brasileiro em 2022. Dessa maneira, uma gestão eficiente dessas empresas é imprescindível para a economia brasileira.
Ademais, a contabilidade gerencial é a atividade que visa apresentar aos gestores informações financeiras relevantes para sua empresa, vem daí sua importância. Porém, como a contabilidade gerencial pode ser relevante para micro e pequenas empresas?
A informação é algo essencial para o processo de tomada decisão de uma empresa. Por isso, ter informações financeiras relevantes torna-se importantíssimo para a estratégia que a empresa terá que tomar daqui para frente.
Normalmente, a contabilidade é vista apenas na execução de atividades fiscais e burocráticas. Contudo, relatórios contábeis, como o Balaço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, por exemplo, podem ter serventia para uma melhor administração. Existe a possibilidade desses relatórios serem desenvolvidos pelo sistema de informação gerencial do negócio, que podem ser elaborados pelo contador.
A forma de aplicação da contabilidade gerencial pode variar, assim como sua análise, isso irá depender do setor de atuação. Desse modo, uma inserção dos relatórios contábeis no planejamento financeiro da empresa pode agregar para uma melhor saúde financeira do negócio.
Além disso, é evidente que contabilidade está mudando nos últimos anos, é seu papel na tomada decisão está cada vez maior. Todavia, alguns escritórios de contabilidade ou contadores não oferecem aos seus clientes esses relatórios, muitas vezes os gestores acabam ficando sem esses instrumentos por não entenderem a importância que terá na compreensão de sua empresa. Por essa razão, os gestores devem buscar na contabilidade meios de melhorar seus resultados e alcançar seus objetivos financeiros.
Já que, segundo o Sebrae, durante o período de 2020, foi verificado que as microempresas possuem taxa de mortalidade de 21,6% após 5 anos. Assim, um planejamento do qual o gestor entenda de fato, qual a posição financeira da sua empresa pode ser essencial para o seu crescimento, por isso a contabilidade gerencial pode ser de grande valor para as micro e pequenas empresas.