O sonho de muitos brasileiros é o de entrar na universidade, mas o custo para estudar pode ser muito grande para boa parte das pessoas. Neste sentido, preparamos um artigo para te orientar sobre como proceder caso tenha acumulado dívidas em relação ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
O governo brasileiro possui alguns programas para incluir as pessoas nas universidades. Um deles é o FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil, que financia a graduação de estudantes com renda per capita de 3 a 5 salários mínimos por pessoa, matriculados em instituições não gratuitas. Apesar de inserir as pessoas nas universidades particulares, este programa faz com que elas acumulem uma dívida grande depois para poder realizar este sonho.
Em dezembro de 2021, foi divulgado que alguns alunos terão direito a alguns descontos nesta dívida. Estes descontos podem chegar até 86,5% para alunos em geral e 92% para alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo FEDERAL, o CadÚnico, que, de acordo com o Ministério da Educação, são mais de 500 mil.
Estes descontos não são para todos os usuários do FIES. Apenas os estudantes que ingressaram na universidade até o segundo semestre de 2017 terão este benefício.
Os estudantes que estão com débitos não pagos há mais de 90 dias terão desconto de 12% no pagamento à vista ou a possibilidade de parcelar em 150 meses sem multas ou juros.
Quem estiver com débitos há mais de 360 dias, os descontos serão maiores, de 86,5% ou 92%, no caso dos inscritos no CadÚnico.
Segundo o site do Senado Federal, o estudante precisará procurar os canais de atendimento disponibilizados pelos agentes financeiros do programa, ou seja, o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, podendo tanto ser presencialmente quanto virtualmente.
O período de acordo foi iniciado no dia 7 de março e continuará até o dia 31 de agosto deste ano.
Esta Medida Provisória visa diminuir o número da inadimplência, que aumentou ainda mais no período da pandemia, além de garantir a sustentabilidade do programa.
Dessa forma, muitos estudantes ainda vão conseguir realizar o sonho de se formar em uma universidade com o melhor de tudo: sem dívidas eternas.