O fim do ano está chegando e junto com ele vem a ansiedade pelo tão esperado 13° salário. O pagamento representa um alívio para o bolso do trabalhador brasileiro, afinal a mudança de ano, junto com as festas, costuma trazer muitos gastos extras também. Por isso, é importante se organizar financeiramente, para aproveitar essa grana extra com consciência. E para te ajudar a entender e aproveitar melhor o seu 13° salário, confira 4 dicas que preparei para você. Vem comigo!
Qualquer trabalhador em regime CLT, seja rural, doméstico ou urbano, a partir de 15 dias trabalhados, tem direito. E os aposentados e pensionistas, também têm direito a esse pagamento.
Existem casos em que o trabalhador pode ficar sem receber esse salário, como em situações de demissão por justa causa ou se tiver 15 faltas não justificadas, e nesse caso, o pagamento sofre um desconto de 1/12 avos do tempo que ficou ausente.
O cálculo do 13° salário é feito sobre o salário bruto, ou seja, sem descontos ou adiantamentos. E outros pontos salariais, como horas extras, adicionais (noturno, insalubridade, entre outros) e comissões, também entram no cálculo.
A primeira parcela deve ser paga entre 1° de fevereiro e 30 de novembro, mas é comum que ela seja paga só em novembro, já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. E o empregador não é obrigado a pagar todos os funcionários no mesmo mês, mas precisa respeitar os prazos das parcelas ou pode ser multado.
Então, agora que você sabe como funciona o décimo terceiro salário, veja abaixo 4 dicas para aproveitar essa grana extra no fim do ano.
Usar essa grana extra para sair do vermelho e começar o ano novo com o nome limpo, é uma ótima forma de aproveitar o seu 15° salário. Então, se você possui dívidas, e pense primeiro em quitá-las, é um ótimo momento para negociar e conseguir bons descontos. Inclusive, no Feirão Serasa Limpa Nome você pode encontrar ofertas para as suas dívidas com até 90% de desconto.
Ter uma reserva financeira é um dos primeiros passos para alcançar uma vida financeira saudável, sabe por quê? Esse dinheiro pode te salvar em diversos momentos, afinal a vida não segue os nossos planos, então se preparar para os imprevistos, oferece mais segurança de que no final tudo vai ficar bem.
Ganha pouco e não sabe se dá para ter um reserva? Aprenda aqui a montar a sua reserva de emergência com pouco dinheiro!
Com a virada do ano, muitos gastos extras costumam aparecer como: matrícula da escola ou faculdade, material escolar, IPVA, IPTU, entre outros. Por isso, é a hora de tentar negociar essas contas, e começar o ano economizando e com as finanças organizadas.
Muitas empresas e escolas estão abertas a negociação nesse período do ano, então aproveite, entre em contato e negocie!
A vida é muito mais do que pagar boletos, não é mesmo? Então, aproveita o décimo terceiro para pagar aquela viagem que você tanto sonha ou o curso que passou o ano todo querendo fazer, mas era caro demais para o seu orçamento. Organize-se financeiramente e aproveite, você merece. E se possível, não gaste tudo, guarde um pouco na sua reserva de emergência!
Agora que você já sabe como aproveitar melhor o seu 13° salário, se inscreva no meu canal no youtube e venha aprender educação financeira comigo!
FONTES: Serasa, Tst Jus, Serasa, Nath Finanças.