É possível você começar a investir com pouco! Te juro que não é nenhum truque de mágica. Qualquer um pode investir e nem é preciso ter muito dinheiro, mas você precisa se organizar financeiramente e entender alguns conceitos. Vamos lá?
Investir – em termos econômicos e de forma resumida – é aplicar um valor em algum lugar com o objetivo de que essa quantia se transforme em mais dinheiro no futuro.
No mercado financeiro, é possível investir de variadas formas, seja na compra de imóveis, de produtos ou de ativos financeiros; o importante é entender qual melhor se encaixa no seu perfil.
E acredite! Mesmo com pouco dinheiro e com nenhuma experiência no mercado financeiro, você pode ingressar nesse mercado.
É muito importante que você entenda os seus objetivos (pode ser uma viagem, um carro novo ou até mesmo uma aposentadoria antecipada) e organize sua vida financeira antes de iniciar seus investimentos.
Por isso, se você está endividado, pense em resolver essa pendência primeiro. Isso porque as taxas de crédito, por exemplo, costumam ser muito mais altas do que o retorno que terá com seus investimentos a curto prazo.
Porém, se você já quitou suas dívidas, está na hora de começar o seu planejamento financeiro: saber quanto você precisa para viver, o quanto pode gastar e o quanto é possível guardar durante o mês. Não esqueça de ter uma reserva de emergência, pois imprevistos acontecem! Então, faça um exercício de autoconhecimento, entenda suas expectativas e estabeleça seus objetivos.
Por exemplo, se a sua intenção é guardar dinheiro para viajar daqui a 1 ano, você não pode aplicar seu dinheiro em investimentos de alto risco. Porque se tiver perdas, pode não conseguir recuperar seu dinheiro a tempo.
Assim, fica mais fácil criar um planejamento e cumprir as etapas necessárias para alcançar o que você almeja.
Lembrando que se você não quiser se dedicar muito para entender o mundo das finanças, saiba que é possível contar com a ajuda de uma instituição financeira (banco ou corretora) de sua confiança.
Basicamente, existem duas formas de investimentos: Renda fixa e Renda Variável.
Cada uma possui uma possui retornos, riscos e prazos diferentes. Visto isso, é muito importante que você já tenha se organizado financeiramente, entendido quais seus objetivos e o quanto você está disposto a arriscar.
A Renda Fixa funciona como um empréstimo.
O dinheiro que você aplica pode ser emprestado para ativos financeiros de Renda Fixa como:
1. Tesouro direto
2. CDB (Certificado de Depósito Bancário)
3. Debêntures
4. LCIs ( Letras de Crédito Imobiliário)
5. LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).
Desse modo, existem inúmeros outros ativos, os quais são separados em dois tipos:
• Prefixados: você sabe exatamente qual será a sua remuneração ao fim da aplicação
• Pós-fixados: você não sabe exatamente quanto vai receber, mas o rendimento é sempre atrelado a algum índice da economia, como exemplo o IPCA.
Se quiser entender o que é o IPCA, tenho um conteúdo para você aqui.
A rentabilidade dos investimentos de Renda Variável mudam com o tempo, como o próprio nome já diz, então os riscos aqui são maiores do que os de Renda Fixa.
Pense na Renda Variável como uma aposta: o retorno realmente é maior, mas a possibilidade de perder também é alta.
A bolsa de valores é o principal ativo financeiro de Renda Variável, em que as empresas vendem pequenas cotas de suas sociedades, chamadas de ações
Começou a investir agora? Então a melhor alternativa para você são os de Renda Fixa.
Isso porque apesar da Renda Variável se mostrar mais lucrativa, devido às chances de rentabilidade, é preciso ter cuidado. Lembre-se: quanto maior a aposta, mais alta a chance de perder tudo.
Aproveite que os investimentos de Renda Fixa oferecem rendimentos constantes e estáveis, e tire uma oportunidade para criar a sua reserva de emergência sem correr altos riscos, enquanto estuda mais sobre o mundo do mercado financeiro.
Nenhum investimento pode te oferecer 100% de segurança, por isso lembre-se: é preciso dedicação aos estudos e coragem para entrar no mundo dos investimentos.
Afinal, é o seu dinheiro e o seu futuro que estão em jogo!
Se você chegou até aqui, provavelmente quer se aventurar no mercado financeiro e para isso, já sabe que é preciso muito estudo e dedicação, não é mesmo? Então, não deixe de me acompanhar nas redes sociais, tem muito conteúdo por lá que vai te auxiliar!