Evitar perrengues financeiros e guardar dinheiro para realizar aquele sonho parece uma ótima meta para 2023, certo? Com planejamento financeiro isso é possível! Montar seu planejamento pode até parecer mais complicado do que é, mas nesse conteúdo vamos te ensinar a se planejar e entrar em 2023 com o pé direito!
Quando você se planeja financeiramente, entende para onde seu dinheiro está indo, sem deixar aquela dúvida do que aconteceu com ele no fim do mês. E assim consegue inúmeras vantagens como: cortar gastos desnecessários, evitar dívidas e juros, se programar para poupar dinheiro e realizar seus sonhos.
Sem contar que aumenta as chances de ter uma vida mais equilibrada e com menos dor de cabeça, afinal a vida já é bem estressante, não é mesmo?
Pega o papel e a caneta ou bloco de notas do celular, e vamos lá:
• Defina suas metas e objetivos, de longo e curto prazo: Os objetivos não precisam permanecer os mesmos, mas tê-los em mente ajuda a priorizar seus gastos, e permanecer focado até alcançá-los.
• ANOTE TUDO: rendimentos, gastos fixos e variáveis: Anotar é o ponto chave da organização e do planejamento financeiro. Só assim você consegue visualizar como anda suas finanças e o que precisa melhorar e mudar para alcançar os seus objetivos.
Então, separe suas finanças em 3 tópicos:
• Os fixos são os valores que você sempre recebe e gasta por mês, sem existir variações, por exemplo: salário, aluguel, condomínio, academia, streamings, etc.
• Os gastos variáveis são aqueles que você tem todo mês, mas sofrem alteração no valor, por exemplo: contas de luz e água, mercado, padaria, etc.
• Já os gastos extras são aqueles que surgiram inesperadamente, por exemplo: o carro estragou e precisou pagar mecânico, ficou doente e precisou se consultar e comprar remédios, entre outras emergências.
• Organize os parcelamentos e financiamentos: use o cartão de crédito a seu favor! Organize e parcele as compras maiores, que você não puder pagar à vista, mas lembre-se de sempre ter tudo anotado junto ao resto das finanças, para não se perder e entrar em uma bola de neve.
Lembrando que os financiamentos também devem entrar nos gastos mensais, combinado?
Está com problemas com o cartão de crédito? Veja aqui dicas para sair de dívidas de cartão de crédito!
• Tenha uma Reserva de Emergência: guardar dinheiro para quando surgir um imprevisto, pode ajudar a equilibrar todas as outras áreas da sua vida, afinal, a nossa situação financeira afeta muito mais do que só o nosso bolso.
Você pode começar guardando pouco, seja 10, 20, 30 reais por mês, o que estiver dentro da sua realidade. O importante aqui é ter consciência que esse dinheiro será utilizado na hora do aperto!
Sabemos que dentro do cenário atual, com a alta dos preços e a desvalorização do real, fica difícil sobrar algum dinheiro. Mas aqui estamos falando de poupar o que você conseguir e sempre ter em mente, e anotado, o objetivo que quer atingir com o dinheiro guardado.
Inclusive, investir pode ser um ótimo ponto de partida para aumentar seu rendimento, e não precisa de muito para começar. Se ainda não é familiarizado em como e onde investir, inicie por lugares com menor risco e que possa tirar o dinheiro quando quiser, caso necessário.
Tá perdido e não sabe por onde começar? Nesse vídeo aqui te explico com investir ganhando pouco dinheiro!
DICA BÔNUS
Utilizar parte do 13° salário para quitar dívidas pendentes é uma ótima estratégia para começar o ano com menos preocupações e conseguir encher aquele pé de meia pro próximo ano.
Enfim, lembre-se! Anotar seus gastos é o melhor jeito de começar a se organizar e planejar suas finanças, pode ser no bloco de notas, no caderninho, e se preferir aqui você encontra uma planilha pronta para ajudar na sua organização financeira. É só baixar e usar!
FONTES: Planejar